site

Post escrito pelo economista e filósofo F.M.Ogata

O video abaixo demonstra a longo debate entre os filósofos Stefan Molyneux e Vladimir Safatle. A Entrevista foi concedida pela  “Casa do Saber”, “o Instituto Ludwig von Mises Brasil” e o “Instituto de Formação de Líderes” e apresenta uma discussão-debate sobre as funções do estado na sociedade. Apesar de serem interpretações, o arcabouço teórico de ambos os filósofos é interessante. Um diálogo construtivo e que vale a pena perder um pouco do tempo pra ouvir ou ver. Qual seria sua opinião?

“No encontro, os filósofos discutem alguns temas que estão na pauta do dia, quando os limites entre público e privado estão cada vez mais difusos. Ao questionar o que deve ser delegado à iniciativa privada e o que deve ser responsabilidade do Estado, questiona-se, por fim, as justificativas para a existência do Estado e para a existência da propriedade privada. Afinal, existem limites para a soberania do indivíduo?

Stefan Molyneux é o anfitrião da Freedomain Radio, o maior programa de filosofia do mundo, com mais de 25 milhões de downloads. Estudou literatura, história, economia e filosofia na Universidade de York e obteve sua pós-graduação em história e filosofia na Universidade de Toronto. Já foi empreendedor de sucesso na área de softwares e é o autor de 10 livros.

Vladimir Safatle é professor do Departamento de Filosofia da USP, professor visitante das universidades de Paris 7, Paris 8, Toulouse e Louvain. É autor de “A paixão do negativo: Lacan e a dialética” (Edunesp, 2006), “Lacan” (Publifolha, 2007) e “Cinismo e Falência da crítica” (Boitempo, 2008).”