Furtado
Post escrito por F.Ogata - Economista, licenciado em filosofia e estudante de direito.

Celso Furtado é um dos mais importantes economistas brasileiros. Nascido em 1920, Rio de Janeiro, Furtado se formou em direito e ciências sociais na URFJ e obteve o doutorado em economia na faculdade Sorbonne, França.

Furtado foi primeiro ministro de planejamento, idealizador do plano trienal de desenvolvimento econômico e social no governo de Goulart. Devido ao Ato institucional número 1, Furtado foi cassado e perdeu os direitos políticos por 10 anos, após isso, o economista foge do Brasil para frequentar vários países e universidades. Passando por Yale, Sorbonne, entre outras.

Furtado é conhecido não por seu lado político e sim por suas ideias e livros. Escreveu um livro sobre a história da economia brasileira, além de desenvolver ideias e teorias acerca do subdesenvolvimento econômico.

Celso Furtado morreu em 2004, porém suas ideias ainda são palco de discussão e carregam elementos do pensamento econômico brasileiro.  Muito criticado por alguns e por outros adorado, ele é utilizado como guia nos cursos de bacharelado de economia, assim como fonte de pesquisa para ciências sociais.

A faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em uma espécie de homenagem documentário, fala sobre o trabalho, suas ideias e a importância de Furtado na intelectualidade brasileira. Vídeo não só introdutório para conhece-lo, como também entendimento de suas ideias.