hayek21
Post escrito pelo economista, filósofo e estudante de direito F.Ogata

Temos que ser honestos ao dizer que Hayek foi um dos pilares da teoria econômica atual. Hayek é uma das figuras mais importantes para entender crises econômicas. Embora ocorram controvérsias quanto a sua teoria, assim como para outros (Marx, Keynes), Hayek dá aos economistas um grande arcabouço teórico.

Nascido em Viena, nos aos de 1899, Hayek foi um economista da chamada escola austríaca. Contribuiu para várias áreas do conhecimento, como direito, psicologia e política. Ganhou prêmio nobel em 1974 e é considerado um dos principais “rivais” teóricos de Keynes(principal critico a intervenção estatal na economia).

O video abaixo faz um resumo de suas ideias, assim como conta um pouco da sua bibliografia, assim como suas implicações econômicas no dia de hoje. Vale a pena conferir:

“Friedrich Hayek acreditava na primazia do mercado. Que todas as tentativas de regulamentação e controle eram equivocadas e terminaria em fracasso. Portanto as economias devem ser deixadas à sua própria sorte livres de interferência do governo.
É uma mensagem controversa que alguns políticos têm dificuldade ou coragem em confiar. Mas depois do “crash” as idéias radicais deste economista ganhador do Prêmio Nobel foram reavaliadas. Muitos pensam que a queda recente foi causada por uma incapacidade de regular o capitalismo. Mas, Hayek diria que a crise de hoje é o resultado da nossa pouca fé no mercado.”