John-Maynard-Keynes
Post escrito pelo Economista, Filósofo e estudante de direito F.Ogata

John Maynard Keynes nasceu em Cambridge, Inglaterra, em  1883 e apesar de ter falecido em 1946, sua obra continua viva e é uma das figuras mais importantes do pensamento econômico. Praticamente toda a teoria macroeconômica atual tem algum ponto teórico derivado de Keynes, assim como ele também influenciou a economia política e a microeconomia. Parece um fato que não entender Keynes, faz um economista não ter uma base teórica macroeconômica, desconhecimento retórico na prática do economista, assim como desconhecimento geral no pensamento econômico contemporâneo.

Recentemente, a Unisptv com ajuda de alguns especialistas fez alguns documentários sobre os “doutores” da economia. Os documentários que possuem, em média, 50 minutos, falam sobre os princípios dos elementares pensadores da economia. Keynes, Hayek, Marx são explorados pela série “Doutores da economia”. O conteúdo dos documentários dizem respeito às principais ideias desses economistas, assim como, em linhas gerais, fazem um resumo didático e relacionam com problemas atuais.

Segue o pequeno texto e o video dessa série: Keynes.

“Keynes foi o primeiro economista a se tornar uma celebridade mundial. Ele fez seu nome durante a pior crise econômica que o mundo tinha visto, a Grande Depressão.
A economia não é uma gangorra, argumentou ele, naturalmente balançando entre booms e recessões, mas como um elevador, que pode ficar preso em um ou outro estado. Só gastos governamentais poderiam dar o pontapé inicial novamente.
Suas idéias radicais eram controversas. Os inimigos de Keynes tinham a impressão que sua intenção era atacar o capitalismo e ir contra a liberdade pessoal. Mas, recentemente, tanto Barack Obama e Gordon Brown injetaram dinheiro na gagueira economica dos EUA e do Reino Unido.”