Mente HUMANA
Post por F.Ogata-Bacharel em economia, licenciatura em filosofia e estudante de direito

A ciência econômica, assim como outras ciências, está em crescimento e expansão. De um lado há uma gama de diversas novas respostas aos velhos problemas econômicos, e por outro lado surgem novos problemas que por muitas vezes ainda não tem soluções. Embora alguns pontos parecem solucionáveis em determinadas situações, outros ainda não o tem.

A economia nasceu da filosofia, da matemática e da história, e é, em suma, uma ciência humana. Porém, ao que parece, os economistas clássicos e muitos contemporâneos esquecem-se de que ela trabalha com relações humanas e portanto são derivadas de uma certa comunicação humana e antropológica.

Um novo campo ou ramo da ciência econômica estuda a psicologia humana. Os efeitos do dinheiro sobre a mente humana, assim como as variações dos sentimentos humanos quanto a economia, pode ser um dos estudos importantes para solucionar problemas que ainda não foram encontrados.

“Mente Humana e Dinheiro” é um documentário de 2010 que retrata esse novo ramo da ciência econômica. Interessante, pois mostra como muitos fatores podem ter sido esquecidos pelos economistas e nisso, surgem crises, problemas financeiros, entre outras coisas.